terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Os Vencedores do 51º Grammy e a Surpresa da Dupla Krauss+Plant.


Depois da 51ª edição do Grammy foi mais uma vez a prova de que o popular, o que faz sucesso e está na boca do povo nem sempre é o que vai ganhar. Todos cantaram mais Coldplay, Leona, Lil Wayne e afins, mas quem conquistou a glória desse ano foi essa dupla aí... Robert Plant, lembra aquele do Led Zeppelin?? E a veterana cantora country Alison Krauss - um casamento musical que deu certo, uma dupla, digamos, apaixonante (basta ouvir Please read the letter, nada mais, nada menos que a Gravação do Ano. Também gaste horas procurando e ouvindo algumas músicas de Raising Sand - vale a pena sair do ritmo frenético do pop, black, dance e curtir uma música boa e que relaxa, faz viajar, curtir, serenar... Vá e ainda curta Rich Woman, com a qual a dupla ainda levou o prêmio de Colaboração Pop.
Coldplay deu show ao cantar Viva La Vida ao vivo, eleita a Canção do Ano - sim, a música que ainda entrou em trilha de novela global das 8. Ainda a mesma música levou a Melhor Performance de Duo ou Grupo com Vocais. A banda ainda levou melhor álbum de Rock.


Antes de falar de quem mais brilhou, vamos ver quem ficou sem prêmios - Shaggy não levou melhor álbum de Reggae e nem Gilberto Gil o Melhor Álbum de Música Mundial Contemporânea. Mas também nem fizeram muito por onde, né... Nem M.I.A. com sua esquisitona Paper Planes, que duvido que alguém chegou a cogitar que venceria...rs

Eita bicho bunito.. afeee


Bom, mas quem também levou as honras foi ele, o todo estranhão Lil Wayne, e não menos brilhante. Ah, o cara sabe o que fazer no seu mundo black, e levou o reconhecimento todo na área! Lollipop é hit que gruda, A Milli até irrita de tão legal e Tha Carter III é O álbum de rap de 2008, sem dúvida nenhuma!

Adele é a Revelação e Canção Pop, mas não chega a empolgar como um fenômeno. Sabe cantar, tem talento, estilo, mas não cheira a sucesso mundial (e ela se importa? nem seus fãs, sejam lá quem forem). Ne-Yo é a versão madura - e que vale a pena - de Chris Brown, que faz Rihanna cancelar seu show no Grammy pra se dedicar a episódio de queixa de agressão em delegacia. Enfim, o hit Miss Independent já mostra a que veio o queridinho do R&B atual. Estelle não fez feio em levar seu prêmio por American Boy, que eu gostei e muito. Mary J Blige consegue ser lembrada e faz Growing Pains brilhar. Quem diria que Daft Punk daria esse caldo de dois Grammy, ainda com música véia...hehe... Harder, Better, Faster... gente, faz tempo que essa rola nas rádios e baladas, mas sei lá... E a pop-freak Duffy realmente supreende e leva o seu por Rockferry.

E John Mayer, hein... Dois, e ainda Melhor Performance Masculina de Rock com Gravity - acabei de (re)ouvir, ótima! Metallica não morreu e ganhou o seu - pasmem, merecido!. Alicia Keys beira o óbvio com a premiada Superwoman (e chatinha), e Kings of Leon mandam AC/DC passear, uma surpresa, eu achei! Natalie Cole e BB King fazem a linha dos prêmios históricos e clássicos.

Enfim, essa edição do Grammy teve lá suas belas surpresas, e ensina a galera a conhecer mais da música, expandir seus horizontes. Quem se perde no tradicional tem que dar uma chance ao alternativo ou menos comercial. Vale a pena, viu.

Pra não colocar post gigante, aí vai o link com a lista completa dos vencedores do Grammy. Só lembrando que Krauss e Plant foram os grandes vencedores, e desçam até as categorias de Folk que o álbum levou prêmio ali também!


http://www.grammy.com/grammy_awards/51st_show/list.aspx

Ah, e os shows!! Katy Perry é o fenômeno de 2008 e todos cantaram até enjoar a aventura lesbian-chic de I Kissed a Girl. Jonas Brothers cantando com Steve Wonder? Que ousados a versão Disney dos Hanson... Coldplay foi bem, até com Jay Z... Carrie Underwood fez bonito e estava bonita, além de ter garantido o seu também. E Justin deu o ar de sua graça, ele não ia deixar de aparecer, né...

Um comentário:

  1. Sinceramente pra mim a vitória de Robert Plant e Alison Krauss não foi surpresa alguma. Eles são ótimos e esse álbum é de grande expressão pra country e folk music nesses tempos que as músicas comerciais de CArrie Underwood e Taylor Swift abarrotam as rádios americanas de pedidos e alavancam as vendas de ambas, isso é evidente na lista da Billboard (não desmerecendo o trabalho das duas, que fazem uma música de qualidade, mas que é um country muito mais voltado para o pop, vindo da escola da Shania Twain, que também é ótima), já Raising Sand é de uma simplicidade e finca as raízes naquilo que se propõe, a country e a folk music e deixa isso evidente sem problemas e a Academia gosta disso!!!
    Adelle não acho nada de extraordinário, temos a Dido que é muito mais atípica e uma compositora muito mais competente!!!
    John Mayer uma voz absurdamente linda e um grande músico. Versátil ganhando performance pop e rock, ele é realmente incrível.
    Pro Coldplay tava fácil esse ano, pois Viva La Vida tá longe de ser o melhor trabalho deles, acho que faltou um gás e Brian Eno não conseguiu despertar o que Martin e a banda tem a mostrar de fato. Querem ser o novo U2, sem perder o ritmo melancólico que flerta com a euforia semi alucinante de Viva la Vida, que como canção do ano não marcou!!!

    Bom é isso!!!

    ResponderExcluir