quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Enfim, os vencedores do Oscar 2009!



Foi na noite do dia 22 de Fevereiro que a Academia fez um filme lá de Bollywood se consagrar como o grande vencedor da 81ª Edição da Festa, o que não foi lá grande surpresa...
"Slumdog Millionaire" (Quem Quer Ser Um Milionário) leva a Índia para o estrelato mundial, mostrando que filmes simples podem sim ter muito valor - simples, no contexto antagônico às grandes produções hollywoodianas.
Aliás, Slumdog não teria tanto problemas para vencer, já que seus concorrentes nem são tão 'ameaçadores' assim. São filmaços, mas diante da badalação viraram zebras para a quase-zebra indiana, mas agora já tem seu lugar no hall das grandes estrelas do Oscar.
O que eu particularmente gostei foi de ver Sean Penn levando melhor ator por "Milk"; um papel ótimo, marcante, e o filme maravilhoso, bem ao tom das polêmicas sociais.

Já Kate Winslet não surpreendeu, levou o que já era esperado de melhor atriz por "O Leitor". Já Heath Ledger também não foi surpresa levando o de melhor ator coadjuvante, e Penélope Cruz até surpreende como melhor atriz coadjuvante por "Vicky Cristina Barcelona".

Se Slumdog levou oito estatuetas, quem não pôde reclamar foi Brad Pitt, ou melhor, Benjamin Button. "O Curioso Caso de Benjamin Button" levou 3 prêmios, e os 3 praticamente interligados - Maquiagem, Efeitos Visuais e Direção de Arte - por sinal, merecidos. "Milk" foi bem por Roteiro Original e Melhor Ator. O chatão "Wall-E" levou o de animação, imagina se iam dar créditos ao Panda..rs. E o japonês "Departures" leva o de melhor filme estrangeiro.


Danny Boyle acabou rindo à toa também levando o de melhor diretor, desbancando com méritos seus rivais. Como já foi dito, sem grandes surpresas na noite mais indiana do Oscar.
Abaixo seguem os vencedores das principais categorias:

Melhor filme: - “Slumdog millionaire”

Melhor diretor: - Danny Boyle - “Slumdog millionaire”

Melhor ator: - Sean Penn “Milk - A voz da liberdade”
Melhor atriz: - Kate Winslet – “The reader”
Melhor ator coadjuvante: - Heath Ledger - “Batman – O cavaleiro das trevas”
Melhor atriz coadjuvante: - Penélope Cruz - "Vicky Cristina Barcelona"
Melhor longa de animação: - “Wall.E”
Melhor filme em língua estrangeira: - "Departures", de Yojiro Takita (Japão)
Melhor roteiro original: - “Milk – A voz da liberdade”

Melhor roteiro adaptado: - “Slumdog millionaire”
Melhor direção de arte: - “O curioso caso de Benjamin Button”
Melhor fotografia: - “O curioso caso de Benjamin Button”
Melhor mixagem de som: - “Slumdog millionaire”

Melhor edição de som: - “Batman – O cavaleiro das trevas”

Melhor trilha sonora original: A.R. Rahman – “Slumdog millionaire"


Um comentário:

  1. Quero muito assistir Milk e também o filme Quem quer ser um milionário, adorei acrítica sobre os filmes, me deixou muito curiosa, aliás, o Zé escreve muito bem... Adoro beijos

    ResponderExcluir