quinta-feira, 25 de junho de 2009

The King is Dead!

Pois é... 25/6/2009 marca o fim de uma era. Da era mais controversa e cheia de histórias do Pop Mundial. Mais de 100 milhões de cópias vendidas de um único álbum. 19 Grammy Awards, mais 4 com os Jackson Five. Videoclipes antológicos, verdadeiras obras-primas. Mais de 40 canções chegando ao topo das paradas. E uma inovação única no estilo de dançar, usando técnicas nunca antes vistas com os pés, misturadas com uma certa malícia. Tudo a cara do Rei do Pop, que agora vai descansar de tantas polêmicas - mas perdeu a chance de tentar sua volta triunfal aos palcos e às paradas.


Michael nos deixa aos 50 anos, mais cedo do que se esperava. Já vivia meio que apático, com várias suspeitas sobre seu estado físico, até câncer deram pra ele. E agora uma parada cardíaca sela o fim. Manteremos na memória os passos exóticos e sombrios de Thriller; esqueceremos os momentos caóticos do bebê na sacada ou do nariz quase caindo para lembrarmos apenas dos momentos em que ele conseguiu brilhar. Fosse num dueto incrível com a irmã Janet em Scream, num clipe de empolgar na 'zuera' entre irmãos... Ou num clipe longo e bem feito de Black or White, uma tentativa de voltar quase frustrada em Invincible, enfim, há muita história no lugar de se lamentar...

Duetos inesquecíveis com Macaulay Culkin, Madonna, Britney, Naomi Campbell (naquele clipe todo Sépia de In The Closet - ótimo!), vários hits para embalar as festinhas e revivals de flashback, ou seja, don't stop till u get enough!!! Remember the time... Michael deixou um legado que só pode orgulhar fãs e até os não-fãs, um currículo artístico de fazer inveja... o que abafa mais os pesares da sofrida vida pessoal.


O preço da fama às vezes é alto demais. Mas há quem aceite. Não se paga à vista, mas o parcelamento acaba trazendo muita dor e contrasta com o 'sonho' que se vive em cima dos palcos ou sob os holofotes. Michael deixou muitas vezes a vaidade e a luxúria falarem mais alto, viveu muitas vezes num parque de horrores, numa montanha-russa sem fim. Até a Neverland virou um lugar de pesadelos e infortúnios, sempre mostrando um refúgio de dor e ilusões...


Mas algo lá dentro ainda mostrava a capacidade de renovar, transformar. Um astro querendo se libertar do casulo em que se aprisionara, mas a vontade barrava nos problemas, os obstáculos sempre cresciam ao invés de diminuirem. Michael estava condenado a uma vida de superações. Tanto que sua turnê precisou ser adiada, e agora tantos ingressos que rapidamente se esgotaram, viraram um pedaço de papel que trará um aperto, uma sensação de vazio, a difícil tarefa de admitir que realmente acabou.


Descanse em paz, Michael. O Mundo nunca te esquecerá ou deixará de aplaudi-lo. Aprendi a ser fã lá nos anos 90, e sempre admirei o trabalho desse ser tão único e excêntrico por si só. Que os fãs mais fervorosos não desanimem, e reconheçam que as memórias construirão um belo arsenal eterno de hits e vídeos, que contarão de forma mais bonita o que muitas vezes adormeceu atrás do feio. Plásticas o deformaram, o vitiligo.. mas doença alguma contaminou o que ele construiu com seu talento.


Who's bad?? - Uuuuuh!! =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário